Como ajudar seu filho a se proteger na internet?
- sxxicomputadores
- 17 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
É só chegar em casa e lá estão elas, sentadas na frente do computador. A internet não tem idade, certo? E está cada vez mais jovem. É comum vê crianças pequenas brincando com smartphones e tablets, e os jovens interagindo com o computador, é por isso que pais, tios e professores precisam ficar atentos aos hábitos online dessa nova geração.
Geralmente, jovens e crianças usam a internet para acessar bate-papo, sites de jogos online, redes sociais e blogs, e é importante que eles sejam monitorados por um adulto.
Confira dicas de como proteger seus filhos dos perigos da internet
Estabeleça horários e regras de uso
Internet não deve tomar mais tempo do que estudos e atividades físicas. Estabeleça os horários de uso do computador e deixe bem claro quais são as regras de uso. Negocie com a criança horários para atividades online.
Coloque o computador em um lugar visível
Deixei o micro em uma área comum dentro da casa, para que você possa acompanhar o que o jovem está vendo na internet.
Não fale com desconhecidos
Conhece a máxima do “não fale com estranhos”? Bom, esse conselho também vale para a internet. Recursos como e-mails, programas de mensagens, e redes sociais devem ser usados apenas com amigos. Ensine ao seus filhos a terem cautela com “amigos virtuais”. Eduque a criança para ela não divulgar dados pessoais e informações íntima, e nem marque encontros sem a presença dos pais.
Cuidado com a webcam
Desabilite a webcam do computador, se necessário. É por meio de programas que registram conversas em vídeo que criminosos conseguem fotografar crianças e adolescentes.
Ensine seu filho sobre bullying online
Cyberbullying é uma ameaça real e cada vez mais crianças passam por essa experiência desagradável. Converse com seus filhos sobre como são tratados na internet, e se há algum problema ou ameaças acontecendo.
Internet, por mais divertido que seja, não é brincadeira. Nas mãos de pessoas mau-intencionadas, a web pode ser um ambiente bem perigoso. As crianças são facilmente enganadas por criminosos que agem na rede todos os dias.
Comments